segunda-feira, 20 de setembro de 2010

dança haicai, por luciana bortoletto




 A libélula
e o cata-vento, ambos
ao vento  L.Bortoletto

A dança haicai propõe a união da dança contemporânea com a poesia haicai numa pesquisa de linguagem onde os Estados do haicai servem como princípios de composição coreográfica e improvisação (concisão; simplicidade; transitoriedade; ação; unidade; permanência; verdade; reverberação; humor, contrastes), tendo em vista o desenvolvimento do potencial artístico/criativo e a preservação das singularidades de cada pessoa.
Estão em destaque a observação do ambiente e as sensações geradas por imagens e situações concretas; experimentamos qualidades de movimentos, estados poéticos e cênicos diversos.
São abordados princípios somáticos e dança, improvisação, escrita e leitura de haicais, criação; composição.
O projeto dança-haicai engloba realização de performances em espaços não convencionais, oficinas e workshops para dançarinos, escritores, artistas cênicos e outros interessados na pesquisa.





Noite na cabana
Remexendo as prateleiras
O grilo no escuro.
Issa
 
***
 filhote de gato
nos braços da menina
largo sorriso
L.B.

COMO SURGIU ...
A idéia de unir dança e haicai surgiu há cerca de três anos, como parte de uma pesquisa de linguagem que vem sendo desenvolvida há seis anos: a fusão entre Fotografia e Dança Contemporânea, em parceria com o fotógrafo e performer Gil Grossi. Tema de uma oficina de criação com a coreógrafa Sônia Mota, esta serviu-lhe como ponto de partida para um estudo mais aprofundado sobre o que é haicai e quais os limites de sua ligação com a Fotografia e com a Dança.

O QUE É "DANÇA-HAICAI"
Assim como a Dança, o haicai possui forma definida, imediatismo, localização espacial, foco, ação, texto poético, harmonia, liberdade, presença, oposições e exprime um momento que deixa um "rastro" de sensações. Esses aspectos, de fato, também aproximam o haicai da linguagem fotográfica, formando um triângulo de semelhanças entre essas três expressões artísticas.

Em todas elas, somos observadores dos pequenos momentos do cotidiano, ficamos disponíveis para perceber instantes que possam ser captados pelo olhar e pelo corpo, para serem traduzidos e comunicados de alguma forma, sem deixar "escapar" a poesia.










SOBRE O HAICAI - ou: haiku; hai-kai; haikai:
Forma de poesia tradicional japonesa composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas. O haicai sempre exprime um momento vivenciado no presente. Obrigatoriamente fala de coisas concretas, com existência física. E ao falar do presente através de coisas concretas, necessariamente alude à temporalidade, ao provisório e ao efêmero.
Ao exprimir um momento do presente, baseado na realidade física, o haicai se aproxima da fotografia e da dança, através da descrição de uma sensação física, que além de visual, pode ser também auditiva, tátil, olfativa ou de paladar. Esta sensação pode disparar uma lembrança ou um sentimento, o que pode ser expresso no poema.
A sensação psicológica sempre nasce depois da sensação física.” 


fonte: http://www.lucianabortoletto.com/danca_haikai.html

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial