quarta-feira, 12 de maio de 2010

contato improvisação, o caos, acaso, o aleatório...

                                                       imagem: A Dança, Matisse


queridos e queridas, desde o ano passado, quando começamos a nos encontrar para dançar com o Moinho de Dança que estamos flertando com uma prática-técnica de dança conhecida no Brasil como "contato improvisação". considerado por muitos como um marco na história da dança dos últimos tempos, já que " seus fundamentos deram origem forma de dança espontânea, sensorial e física na qual duas ou mais pessoas, brincam com o toque e o apoio como base para um diálogo de movimento improvisado". ( Fernando Neder em um Trabalho desenvolvido para a disciplina Evolução da Dança, UNIRIO-CLA, 2005.01)

bom, então para saber um pouquinho mais sobre o contato... 

(mônica elias)


                                          foto: contato improvisação e o teatro do oprimido

O CONTATO IMPROVISAÇÃO é uma técnica surgida nos EUA no início dos anos 70, no marco da dança pós-moderna, e logo amplamente disseminada fora do âmbito artístico por vários países do mundo como uma nova dança social.
        Baseia-se no toque e na expansão das percepções como base para o desenvolvimento de um diálogo físico, profundo e espontâneo.
        Em sua origem, e ainda hoje nas abordagens mais “puras”, fez-se necessária a dessexualização do toque, pois propõe um nível de envolvimento físico de grande intimidade. O foco está no aumento de possibilidades do sentido do tato como orientador do movimento, facilitador da entrega e potencializador de níveis mais sutis de comunicação não-verbal. Isso requer que você reconheça a identidade e integridade do outro, a partir da escuta corporal.
É certo que todos temos um corpo, mas temos limitada consciência dele.
 Não importa qual seja o sexo ou a condição do corpo, pois a técnica não é muito estilizada, nem muito rígida em sua fórmula. Não é sobre quão rápido, alto, forte, flexível o indivíduo pode ser, não é esse o ponto.  O ponto está na qualidade de uma parceria, não na quantidade.

     ACESSIBILIDADE


A partir do Contato Improvisação foi criado por Alito Alessi (EUA) a técnica DanceAbility”, utilizada por vários professores na inclusão de portadores de deficiência através da dança.


DEMOCRATIZAÇÃO
Uma das premissas básicas do Contato Improvisação é: "Qualquer corpo pode dançar".
Com essa técnica aprendemos que não há corpo que não tenha suas limitações, mas elas não serão impedimento para a dança.
A dança no Contato Improvisação, não se foca na habilidade, força ou flexibilidade de um corpo, mas na qualidade da escuta num dueto.

Fonte: http://contactinrio.jimdo.com/homepage/o-que-%C3%A9-contato-improvisa%C3%A7%C3%A3o/

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial