quinta-feira, 6 de maio de 2010

...... belle ballet .......

ei gente...... no encontro de ontem tivemos uma convidada super especial, a laura moraes, que veio nos dar uma linda aula de iniciação ao ballet.... para muitas de nós a aula foi bem nostálgica, muita gente lembrou da infância, da adolescência, do bumbum pra dentro, joelho pra fora, as dores dos sapinhos no chão, pliês, primeira, segunda, terceira posição... a leveza dos braços, dos movimentos, batalhar a conquista da força da perna, o eixo do corpo... um pouquinho de técnica faz bem pra qualquer dançarino... seja qual for sua intenção. afinal, pra poder trazer o novo, temos que conhecer o tradicional, pra questionar o tradicional, temos que conhecê-lo, né?
então pra quem quiser saber um pouquim da história dessa arte doce e forte, aí vai....



As origens do balé
vêem de celebrações públicas italianas e francesas nos séculos XV, XVI e XVII. Na Itália a impulsiva representação dramática resultou no balleto, de ballo (" dança" ) e ballare ("dançar" ), enormes espetáculos durando horas (e até mesmo dias) que utilizavam dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, todos organizados em torno de um enredo principal e com homens e garotos ricamente trajados no lugar da corte encenando os principais papéis. os espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis (já que teatros modernos não eram construídos antes do séc. XVI). a audiência para estas apresentações era composta principalmente por pessoas da corte, que contratavam dançarinos de alto escalão para ensinar aos amadores.

O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.

Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco em pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados.
Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.

O ballet tornou-se uma regularidade na corte francesa, que cada vez mais o aprimorava em ocasiões especiais, combinando dança com música, canções e poesia e atinge o auge da sua popularidade quase 100 anos mais tarde através do rei Luiz XIV. Luiz XIV, rei com 5 anos de idade, amava a dança tornou-se um grande bailarino e com 12 anos dançou, pela primeira vez, no ballet da corte.
A partir daí tomou parte em vários outros ballets aparecendo como um deus ou alguma outra figura poderosa. O seu título “REI SOL", vem do triunfante espectáculo que durou mais de 12 horas. Este rei fundou em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia real de Música e 8 anos mais tarde, a escola Nacional de Ballet.


O professor Pirre Beauchamp, foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico. A dança tornou-se mais do que um passatempo da corte, tornou-se uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros.


Em princípio, todos os bailarinos eram homens, que também faziam os papeis femininos, mas no fim do século XVII, a Escola de Dança passou a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem os seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurinos. Uma das mais famosas bailarinas foi Marie Camargo, que causou sensação por encurtar a sua saia, calçar sapatos leves e assim poder saltar e mostrar os passos executados.


Com o desenvolvimento da técnica da dança e dos espectáculos profissionais, houve necessidade do ballet encontrar, por ele próprio, uma forma expressiva, verdadeira, ou seja, dar um significado aos movimentos da dança. Assim no final do século XVIII, um movimento liderado por Jean-Georges Noverre, inaugurou o "Ballet de Ação", isto é, a dança passou a ter uma narrativa, que apresentava
um enredo e personagens reais, modificando totalmente a forma do Ballet de até então.




pra quem quer saber mais sobre a história do ballet, na internet pode encontrar muito material... e videos também, mas cá entre nós, nada que é virtual se parece ao que se sente quando se dança essa dança, que nos conecta com uma parte muito especial da gente mesmo,tão forte e tão delicada ao mesmo tempo...

brigada à laura, todas nós amamos a prática. tá convidada pra sempre que quiser voltar......

(mônica)

Marcadores: ,

1 Comentários:

Blogger Lúdica Luz Divina disse...

Olha só querida!
Que lindo blog.
E super atualizado sempre, que boa surpresa!
Já vou me colocar aqui de seguidora do blog, que felicidade perceber a força do seu movimento, pela alegria da vida que é arte!
A delícia de dançar e brincar no jardim de Deus que essa terra... a delícia de ter um corpo que é poesia!
Tudo de bom, flor. mantemos contato...
BJK

6 de maio de 2010 às 15:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial