sexta-feira, 5 de agosto de 2011

bharathanatyam, por joana wild


ei pessoal.................. pelas nossas trilhas de movimentos cruzou o Bharathanatyam, um estilo "de dança indiano que tem origem no Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, e existe há mais de 2.000 mil anos.  Esta forma de dança nasceu dentro dos templos e era realizada pelas "Devadasis", mulheres que dedicavam suas vidas às artes do divino, em cerimônias e rituais religiosos. É considerado o mais antigo dos estilos de dança indiana, apreciado dentro e fora da Índia. Caracteriza-se por movimentos geométricos, vigorosos e simétricos; construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés), que costuma ser muito complexa e precisa.




Bharathanatyam compõe-se duplamente de dança ritmica "pura" (abstrata) e expressiva com narração de histórias, daí o caráter teatral e poético desta dança.

No Bharathanatyam, observa-se que todas as partes do corpo são utilizadas de forma bastante categórica de modo a obter a correta expressão e atingir a audiência.

Aos gestos feitos com as mãos dá-se o nome de Mudras e eles podem ser executados com uma ou duas mãos, sendo que todos possuem um nome e sentidos próprios.

Em nossas vidas, usamos as mãos a todo instante para nos comunicar, porém nem sempre prestamos atenção nos movimentos que fazemos com o corpo. Uma boa forma de despertar a consciência para os diferentes significados que podemos dar às nossas mãos é tirar alguns instantes e pensar qual gesto você faria para representar as seguintes situações:


. para chamar uma pessoa
. para mostrar o que você está comendo
. para apontar um objeto

Gestos com as mãos denotam ações simbólicas através das quais um pensamento, um sentiment ou intenção podem ser expressos. No Bharathanatyam, os Mudras são também denominados como Nritta Hasthas (do sânscrito nritta – expressão; hastha – mãos), os quais são divididos em:

  1. Asamyuta Hastha – feito com uma mão e são em número de 28.
  2. Samyuta Hastha – usa-se ambas as mãos e são em número de 23.
Cada gesto possui várias aplicações as quais variam de seu sentido original. Por exemplo, o primeiro Asamyuta Hastha chama-se Pataka e tem o sentido original de “bandeira”, mas dependendo do contexto e da forma que é utilizado, pode representar “floresta”, “espelho”, “papel”, “eu”, “você”, “varrer o chão” e assim por diante.

Samyuta Hasthas

O texto Natyashastra descreve 28 Samyuta Hasthas, que se encontram numerados e com o respectivo significado a seguir:

  1. Pataka - bandeira

  1. Tripataka - 1/3 da bandeira

  1. Ardhapataka - metade da bandeira

  1. Kartarimukha - tesouras

  1. Mayura - pavão

  1. Ardhachandra - meia-lua

  1. Arala - curva

  1. Shukatunda - bico de papagaio

  1. Mushthi - punho fechado

  1. Shikhara - ponta

  1. Kapitta - fruto

  1. Katakamukha - abertura

  1. Suchi - agulha

  1. Chandrakala - lua-crescente

  1. Padmakosha – botão de lótus

  1. Sarpashirsha – cabeça de serpente

  1. Mrigashirsha - cabeça de veado

  1. Simhamukha - cabeça de leão

  1. Kangula - lótus se abrindo

  1. Alapadma - lótus aberta

  1. Chatura – número quatro

  1. Bhramara – abelha

  1. Hamsasye – cabeça de cisne

  1. Hansapaksha – bico de cisne

  1. Sandamsha – abrir e fechar

  1. Mukula – flor em botão

  1. Tamrachuda – crista de galo

  1. Trishula – tridente


                      pássaro de fogo, vira saia em maracá com a participação de joana wild


 Fonte:
http://vivabemvivazen.blogspot.com/search?q=Bharatanatyam

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